Os sistemas de painéis fotovoltaicos são formados por uma quantidade variável de células fotovoltaicas, as quais, por sua vez, são constituídas por um material semicondutor: silício, ao qual são adicionadas substâncias que favorecem a criação de um meio adequado à conversão direta da radiação solar em energia elétrica.
A sua quantidade calculada adequadamente para o perfil de consumo próprio da sua habitação ou empresa evita a compra dessa energia à rede elétrica.
Esta ação de produção própria para economizar energia denomina-se AUTOCONSUMO, e desta forma verá a sua Factura de electricidade com valores mais reduzidos .
Garanta assim uma Menor DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA e evite estar sujeito às constantes variações de preços da rede pública.
Esta produção de energia em pequena escala pelo próprio consumidor, seja empresa ou particular, através de painéis solares fotovoltaicos é chamada de microgeração ou UPP (Unidade de Pequena Produção) .
A energia renovável produzida em excesso ( não consumida) será posteriormente vendida à rede pública. Para isso o micro-produtor terá de fazer um contrato de venda dessa energia à rede pública .